Com que roupa? Traje Passeio Completo ou Social

FIT_blog_header_traje-passeio-completo_social.jpg

Atendendo a pedidos, vamos começar uma sequência de posts explicando as variações nos trajes sociais e em quais ocasiões deve-se usar cada composição. Vamos começar com o traje Passeio Completo ou Social, que é sobre o qual mais nos questionam.

Começamos pedindo aos anfitriões que especifiquem no convite o traje que desejam que seus convidados compareçam ao evento. Assim já facilita a vida de todo mundo.

Agora, o convidado (a) que ainda tiver alguma dúvida, não hesite em ligar para os anfitriões ou alguém íntimo deles e perguntar: “ Com que roupa devo ir ao seu X (evento em questão) ? ”

Bom, no caso de você receber um convite para um jantar ou coquetel formal, ópera, formatura, casamento ou uma comemoração oficial, por exemplo, você não erra se:

For HOMEM e usar um costume escuro. Não necessariamente preto, ok?

E um relógio elegante arremata bem o visual. Se tiver apenas um modelo mais esportivo, vá sem. Não há problema nenhum.

Algumas dicas importantes:

 O comprimento do paletó deve cobrir o bumbum do homem.

 O colarinho da camisa deve ficar um dedo para fora do paletó.

 A manga do paletó deve ficar um centímetro mais curta em relação a manga da camisa, ou seja, a camisa deve aparecer.

 Quando estiver em pé, o paletó deve permanecer fechado com o último botão sempre desabotoado e quando estiver sentado mantenha-o aberto.

 O comprimento da calça deve cair sobre o peito do pé sem empapuçar a barra.

 A gravata deve encostar a ponta na fivela do cinto.

 As meias devem combinar com a cor da calça OU do sapato.

 Os sapatos devem estar bem lustrados, os com cadarço e bico afilado são mais sofisticados.

 Costumes e ternos mais claros (cinza ou bege) devem ser usados durante o dia.
     Para eventos noturnos, prefira os mais escuros como preto, chumbo, marrom escuro ou marinho.

Para quem desconhece a diferença entre Terno e Costume, aqui vai:

Terno = paletó + colete + calça

Costume = paletó + calça

Passeio Completo_Social_Masculino

E as MULHERES podem optar por tecidos mais nobres como mousseline, shantung, renda, tafetá ou seda. Cuidando para não exagerar nos bordados, brilhos, decotes, fendas e transparências, pois essa provavelmente é uma ocasião formal.

Os comprimentos dos vestidos/saias variam de longos, curtos na altura dos joelhos ou um palmo acima mais conhecido como cocktail dress. O comprimento longuete achata a silhueta e por isso não indicamos para nenhuma silhueta (na grande maioria das vezes).

Quanto aos acessórios, valem sapatos ou sandálias de salto alto e delicado. A meia fina, seria algo necessário para esse traje porém, no Brasil, esse item acaba sendo deixado de lado pelo calor e hábito também. Para essas ocasiões é sempre melhor cobrir os ombros com xales, echarpes ou estolas e escolher jóias ou bijous sofisticadas. As bolsas ou carteiras devem ser pequenas e a maquiagem mais carregada. O cabelo também merece atenção e não deve ser usado como você tem o costume de usar diariamente.

Uma dica bacana é a composição do look com calças. Claro que não uma calça jeans ou outra usada no seu dia a dia, mas sim uma peça de um dos tecido já citados anteriormente.

Passeio Completo_Social Feminino1
Passeio Completo_Social Feminino2

E basicamente é isso, gente.

O que recomendamos é que os convidados sempre se atentem a sua vestimenta para demonstrar respeito e carinho para com os anfitriões pois, eles tiveram o cuidado de elaborar umconvite, o evento  e te convidar para fazer parte desse momento, seja ele qual for.

No mais, aproveite o convite e divirta-se!

Bisous et à toute!

{ Cami }

 

Veja os outros posts da série COM QUE ROUPA? sobre Trajes Sociais:

 Traje Black Tie

 Traje Passeio ou Esporte-fino

 Traje Esporte