De Costume. Sem Sufoco. *parte 2: sobre calças

terno_costume_suits.jpg

De volta, garotos ! Continuando a série de posts sobre ternos e costumes.

Hoje vamos falar sobre as CALÇAS desses trajes que deixam qualquer homem na estica instantânea. Não queremos ninguém parecendo que pegou terno emprestado. Então leiam com atenção para conhecer os detalhes importantes na hora de comprar e montar um look de arrasar corações.

Bom, primeiro nem precisamos dizer que a calça tem que servir di-rei-ti-nho, né?

Ela deve ser bem ajustada para não prender os movimentos e nem ficar caindo. Lembrando sempre que no look social, o uso de cinto é obrigatório, mas não é ele que deve segurar sua calça no lugar correto. E vocês podem estar se perguntando onde é esse lugar correto. Correto?

Calça Social Masculina

As calças mais modernas são feitas para serem usadas logo acima dos quadris e não necessariamente na altura do umbigo, como as mais antigas. Mas essa altura é questão de gosto, mas nunca, no way, deve ser usada abaixo da famosa “barriga de chopp”. Que cá entre nós, não devia ser famosa coisa nenhuma. Devia estar em extinção. But... moving on...

Pregas_Barra Italiana

Ainda encontramos bastante calças com pregas no quadril por aí (imagem 3) e não somos lá muito a favor desse detalhe em calças pois, ele adiciona volume à região e não de uma maneira vantajosa. Só faz você parecer mais gorducho. Por outro lado, um detalhe bacana nas calças são os vincos, pois alongam a silhueta. Mas vinco só é bacana em calça social, ok meninos? Em outros modelos é algo bem ultrapassadex.

Outro quesito que pode deixar sua silhueta meio disforme, é se a sua calça estiver com o cavalo na altura errada. É o mal do homem moderno que acostumado com calças largas e bermudões mostrando a cueca, lá pela metade do bumbum, quando vestem uma calça mais ajustada colocam lá embaixo também. O cavalo da calça deve ficar na altura correta, sem apertar nem sobrar. Estamos combinados?

Em relação à barra, ela deve cobrir o sapato, mas não muito para não atrapalhar a caminhada. O ideal é que ela fique um pouco acima do salto do sapato, que, aliás, deve ser sempre social, de fivela ou cadarço. Dá pra fazer a barra com a frente um pouquinho mais curta do que a parte de trás, tá ? É só pedir pra marcar assim mesmo. Não precisa inventar nome pra isso.

Calça Social Masculina_barra

A barra da calça deve ficar apoiada sobre o sapato, não amontoada. Aquele modelo de barra que dá a impressão de que foi dobrada para fora, é chamada de barra italiana (imagem 4),  recomendamos que seja usado só por homens altos, com pernas compridas. E que os mais cheinhos e com menos cm fiquem longe delas.

Atualmente, o terno slim fit é o que está mais em alta e dá aquele toque mais moderno ao visual, mas não é recomendado para todos. Só para os que estiverem com o corpitcho slim fit. Para quem não se encaixar na categoria, não é pra usar um terno saco, PLEASE! Terno largão, como já dissemos não tá com na-da! Ajustados sim! Mas sem marcar super o contorno. Aproveite para dar um novo contorno nesse caso. Uma vantagem de se usar terno, é que por estar usando um look praticamente todo monocromático, você alonga e afina a silhueta. Capisce?

Costume Slim Fit

Depois de experimentar alguns modelos de calça e paletó e encontrar um ideal, não se esqueça de sentar, levantar, abrir e fechar os botões, mexer os braços, abraçar alguém (pode ser o vendedor, se tiver ido solo), tudo o que você imaginar que for fazer quando usá-lo. Para ter certeza que nada está incomodando. E não tenha medo de mandar ajustar, a maioria das lojas tem costureiras ou alfaiates e não cobra pelos ajustes.

Quando o terno estiver pronto e você for buscá-lo, prove novamente! Sem preguiça. Porque vai ser pior você ter que voltar na loja caso não tenha ficado como deveria, ainda. E prove com a camisa e sapatos adequados, hein! Além de também colocar todos os cacarecos que costuma carregar nos bolsos, pra ver se repuxa ou deforma em alguma parte ou botão. E se daí, quem sabe, talvez, você resolve adquirir uma bolsa? Quem sabe você não está inspirado no dia? Temos essa campanha de incentivo a bolsa masculina com os homens que fazem parte do nosso cotidiano. Muitos ainda relutantes, mas estamos na luta.

Bueno, mais adiante falaremos sobre outros temas para continuar a série, como padronagens diferente, cores de ternos, camisas, gravatas, meia, sapatos e o que mais imaginarmos que vocês precisam saber para A-HA-SAR SEM-PRE!

Se quiserem saber sobre algum assunto relacionado ao tema, escrevam pra gente que adiantamos o assunto.

Bisous et à toute.

{ Cami }