Terno_Costume_Suits

Muitos homens, mesmo os que precisam trabalhar de costume todos os dias, não curtem muito TER QUE USAR o traje. Dizem que acham desconfortável, que passam calor etc etc. Já os que não usam diariamente, sofrem mais ainda quando aparece um casamento ou outro evento que demande a vestimenta, na agenda social. Parece que vão entrar numa camisa de força! Tudo bem que não é uma peça de malha, que vai limitar UM POUCO os movimentos, mas não é pra tanto, tá meninos?! Por essa resistência que vemos bastante nos moços, vamos fazer uma série de posts sobre o assunto e assim, tentar facilitar a vida de vocês na hora de escolher seu.

Primeiramente, se for comprar um terno ao invés de mandar fazer, vá a uma loja onde possa encontrar uma boa (e grande) seleção de ternos, modelos, tamanhos e tecidos para você ter opções de escolha. Se a loja for iluminada por luz fria, atenção! Você pode comprar um terno de uma cor e ele ser de outra chegando na sua casa.

Teste a calça e o paletó, conferindo se a manga não está muito longa e se o ombro está com o caimento certo. Preocupem-se em encontrar um costume ou terno que possa vestir confortavelmente pelo dia todo. Tudo tem que servir direitinho e os ajustes devem ser feitos de acordo com as necessidades do seu corpo.

Nessa edição vamos falar do PALETÓ.

Colocou o paletó, repare se o ombro está perfeito. Se faz rugas, repuxa ou faz algum volume quando reto, esquece!  Esse não é pra você. Não tem como arrumar o ombro. NO WAY!

Outro item que se deve observar são as cavas das mangas que devem ficar o mais altas e justas possíveis, sem conforto ou aperto excessivo. Caso contrário compromete o caimento do paletó, principalmente quando levantar o braço.

armhole_cava

A gola do paletó atrás não levanta e nem deve ficar afastada da camisa. Ajuste. O mesmo vale para as mangas se precisarem de ajustes para envolver melhor o braço. O colarinho da camisa deve aparecer por trás do paletó mais ou menos um dedão, assim como a manga da camisa. Isso evita do paletó sujar. É muito mais fácil lavar a camisa que mandar o paletó pra lavanderia todo dia, né?

As lapelas podem dar mais altura pra quem falta ou reduzir um pouco os centímetros dos mais altões. Sabe como? Assim: se você for bem alto prefira que o primeiro botão do paletó esteja posicionado mais alto e não tão no meio da barriga, assim não parecerá alto demais. Já se te faltarem alguns centímetros, opte por paletós nos quais o primeiro botão fique baixo para ganhar "altura" e não parecer sufucado.

O ideal é que a lapela acompanhe o formato do seu corpo. Se você tiver um torso muito largo ou cheio, uma lapela que não seja muito fina ficará melhor. Mas se seu torso for mais miúdo, as lapelas médias ou finas serão a melhor escolha. Sobre formatos, os pontudos ajudam a alargar o torso e a silhueta, portanto, pra quem precisa de mais volume, elas são aconselhadas.

terno-abotoamento duplo
terno-abotoamento simples

Agora partindo pro abotoamento, o duplo além de ser bem tradicionalis, não favorece muito a maioria das pessoas. Um abotoamento simples com 2 botões é a melhor pedida para a maioria dos biotipos. O de 1 botão vai melhor  para os mais magrinhos. Mas todos devem se lembrar de sempre que estiverem de pé, abotoar o paletó e deixar o último botão aberto e ao sentar-se todos podem estar abertos. Tem gente, que acha que ao usar um terno perde o formato do corpo e vira um grande retângulo sem graça. Se sua silhueta ficar assim quando você estiver de terno, tem algo errado cer-te-za! O paletó deve dar uma “acinturada” para qualquer que seja seu biotipo. Magrinho, na medida ou gordinho. Quem tiver um quadril menos retinho pode optar por uma caída mais reta, mas ainda levemente, bem levemente acinturado. E os magrelinhos não é pra escolher um acinturado super colado e sim aproveitar pra desfarçar a magreza acinturando na medida.

Ainda olhando os detalhes e caimento na região do quadril, observe que se você tiver quadril largo ou um bumbum volumoso, um paletó de fenda dupla acomodará tudo melhor e as fendas cairão certinhas. Para quem já tem medidas mais medianas, a fenda simples cai bem.

terno-fenda

E já que estamos falando da parte traseira do paletó, vamos finalizar com o comprimento, que sempre deve cobrir o bumbum.

Bueno, meninos. Por hoje é só.

No próximo post falaremos sobre CALÇAS.

Bisou et à toute!

{ Cami }