Barbear: Pequeno Manual

FIT_blog_header_new7-Barbear.jpg

Olá Olá Ga-ro-tos! 
Voltando de um feriado com post fresquinho pra vocês a-ha-sa-rem no barbear.

Chega de rosto vermelho, pequenos cortinhos, alergias, falhas e outras "maravilhosas" artimanhas que vcs praticam ao barbear.

O rosto é nosso cartão de visitas e a parte do corpo mais observada. Merece a devida atenção, não? Por isso, começamos lembrando, que o primeiro item para um barba bem feita é PA-CI-ÊN-CIA! Organize-se para não ter que fazer sua barba com pressa. Provavelmente vc já passou por isso e já sabe no que resulta, né?

Começando.

Na escolha do barbeador, prefira aqueles móveis de duas lâminas ou três. A troca da lâmina deve ser feita pelo menos uma vez por semana ou a cada três sessões de barbear

Esfoliar antes de começar o processo ajuda prevenir pêlos encravados, além de levantar os pêlos para um barbear mais rente. Se quiser, ou se a sua pele for mais delicada, faça assim que acordar, ao lavar o rosto, bem antes do barbear. Ou então à noite, no dia anterior.

A hora do banho, ou logo após, é o melhor momento para se barbear pois, a água morna (mais pra quente) prepara a pele e os póros. Se não estiver nesse momento e for se barbear, uma toalha molhada na água quente resolve. É só deixar na região por alguns minutos. Na sequência, aplique um cleanser (tipo de sabonete específico para o rosto) para retirar as impurezas.

A seguir, vem um óleo pre-shaving, que vai funcionar como um escudo protetor da pele. Aplique uma camada fina na barba toda, incluindo o buço e pescoço.

Só então vem o creme ou espuma de barbear. Só o suficiente para cobrir a barba. Aquela cena de ficar igual um Papai Noel é coisa de filme, tá? Deixe agir por alguns minutos e pode iniciar. DE-VA-GAR!

Pincel Barbear

Pode seguir o roteirinho:  costeletas  >  bochechas  >  bigode > queixo-pescoço.

Estique a pele com a outra mão e use a lâmina de barbear na direção do crescimento dos pêlos, não contra. Você, mais do que nós, sabe que os pêlos não crescem para a mesma direção em todas as áreas. Siga essas direções e só nas áreas mais difíceis de raspar como embaixo do nariz ou na borda do queixo pode se passar na direção contrária, mas só uma vez.

Entre as raspadas, lave o barbeador com água quente. Terminou? Lave todo o rosto com água fria para fechar os poros e seque com a toalha delicadamente. Não vai sair esfregando a toalha no rosto. É pra dar umas batidinhas de leve até secá-lo e pronto.

Pra finalizar, passe um creme hidratante pós-barbear para acalmar a pele e/ou o after-shave sem álcool (senão quiser chorar de tanto que vai arder).

Pra quem preferir, tem um guide ilustrado de barbear em inglês aqui.

Outra opção para quem está começando agora a modelar os pêlos faciais é visitar um bom barbeiro.

BaxterFinleyBarberShop_CALI

Como diz um amigo nosso: "as mina tchora" num rostinho bem cuidado.

Bisous et à toute,

{ Cami }

 

✄ imagens da barbearia Baxter Finley @ Los Angeles