Nós de Gravata: Pequeno Manual de Uso

FIT_blog_header_new9-NosGravata.jpg

Com as festas de final de ano se aproximando, talvez até quem não usa gravata diariamente venha usar um pouco mais nessa época.Não precisa chorar, tá ? E tampouco vir com mimimis do tipo: "mas é uma tortura!" , "podiam acabar com essa convenção cretina!", "queimem as gravatas!" blá blá blá . . .

E PELAMOR NUNCA ME APAREÇA com aquela ridiculeza de gravata-com-nó-pronto-só-pra-clipar-na-camisa!!! Se um dia vc comprar uma dessas, saiba que no momento da compra, uma sirene enlouquecedora vai soar e vc será honrado com O Prêmio Dos Sem Classe Nenhuma!

Já que tem que usar , usem BEM e com gosto de estarem LIN-DOS!

Segue abaixo indicações de uso. Enjoy !

Começando pelo mais simples, O NÓ FOUR IN HAND (OU SIMPLES).

Esse é o básico para qualquer ocasião e o que qualquer pouca habilidade consegue fazer. Boa dica para pescocinhos curtos, pois alonga. Fica mais bonito se feito em gravatas de tecido encorpado. Em uma de seda por exemplo, fica muito estreito, meio micho. E a camisa que melhor acompanha seria uma de colarinho clássico.

Nó Gravata_Four in Hand

Um bem parecido com o Simples, só que maior e mais alongado é o DUPLO (OU PRINCE ALBERT).

Pelo nome já dá pra perceber que é um nó mais formal, né? Boa opção para os mais baixos que tem problema com o comprimento da gravata pois dá mais voltas, usando assim mais tecido.

Nó Gravata_Duplo_Albert

Outro nó bastante usado é o SEMI WINDSOR.

Não é um nó muito difícil de se fazer pois não dá muita volta e portanto usa pouco da gravata, sendo uma boa opção para os homens altos . Como esse nó fica menos volumoso, fica melhor se usado com uma camisa de colarinho mais fechado para não sobrar uma área muito grande entre as abas do colarinho.

Nó Gravata_Semi Windsor

Agora, um nózinho mais complexo, porém muito usado também que é o WINDSOR.

Sendo O Mais Pomposo dos citados até agora, é também o mais grosso, por isso vai melhor com camisas de colarinho mais aberto (por "aberto" não quero dizer que vc vai deixar o botão aberto hein! Olha lá ! Quero dizer que as abas do colarinho são mais afastadas). Outra observação pra quem não pegou o espírito da coisa é, que se o nó é grosso, melhor usá-lo com uma gravata que seja de tecido menos encorpado pra não agregar mais volume ainda ao nó.

Outra pegadinha é quanto a silhueta que veste melhor esse nó, que são os homens de pescoço mais magrinho e/ou alongado, caso contrário vai parecer sufocado, atarracado e sem pescoço.

Nó Gravata_Windsor

Mas ainda tem mais ! (à la 1406, pra quem lembra.)

Está super em alta pra quem curte um visu mais diferenciado e segura o look, a GRAVATA BORBOLETA!

Nós adoramos, claro! Fica bem charmoso se você tiver O Estilo pra usar. E se não for por estilo, vai que vc tem um evento pra usar Smoking ?! É bom saber como dar esse nózinho.

E pra quem nunca deu e for fazer pela primeira vez, não se frustre. Esse nó não é pra ser perfeitinho. Está tudo certo se os lados ficarem desiguais.  Não é pra ficar SU-PER desigual também. Não vai me sair com a gravata zuada por aí, falando que leu no blog das meninas da { fit } que podia, que é assim que fica etc etc ! Um pouco desigual só, ok!?

Nó Gravata_Borboleta

Aguardamos as dúvidas caso venham surgir e comentários.

Próximo post, como o Pedro Menezes pediu nos comentários do post anterior, e nós prometemos, falaremos sobre a gravata slim.

bisous et à toute ,

{ Cami }