SapatosMasculinos_Main

Bueno, Guapíssimos! Hoje o tema é sapatos.

Recebemos frequentemente dúvidas sobre o que combina com o que, se tem que combinar a meia com a calça ou sapato e cinto, quantos sapatos um homem precisa ter pra estar bem calçado (com o perdão do trocadilho), pra citar algumas.

Então vamos iniciar esclarecendo sobre sapatos sociais, ok? Em próximos posts vamos abrangendo outros assuntos correlatos como tênis, modelos mais esportivos de sapatos, meia e o que mais analisarmos necessário conforme a demanda de dúvidas. Deal?

Iniciando.

Se você é daqueles que não tem nem um parzinho de sapato social (por sapato social entenda: daqueles que normalmente usa-se com terno) não deve precisar usar diariamente no trabalho, correto? Você estará bem se comprar um belo sapato marrom escuro de amarrar. Sim. De amarrar. E de solado de couro. Sim. Solado de couro. Não me venha com solado emborrachado para ser mais confortável porque você não estará o dia inteiro andando por aí de salto 15 pra mendigar conforto. E não piore a situação escolhendo um modelo de solado emborrachado COM a-mor-te-ci-men-to. PELO-AMOR-DE-DEUS!  Amortecedores, molas e qualquer outro item enfeiador do gênero, fica restrito para momentos de prática esportiva. Estamos entendidos? E isso vale pra sapatos de couro ou de camurça, lisos, com fivelas ou o de amarrar (que eu prefiro).

E você deve estar se perguntando, porquê marrom e não preto?

Porque assim como o terno preto não é a primeira recomendação de quem não possui nenhum terno, como falamos aqui, o sapato marrom combinará mais facilmente em mais ocasiões e com mais looks. Mas, claro que o preto é o rei das escolhas por alguma razão. Essas são as duas cores que qualquer homem tem que ter.

esq-bally-derby-0210-lg

Quanto ao formato do bico, se não repararam, a tendência já não é aquele quadradão ou redondão. A melhor pedida, tanto pro dia quanto pra noite é usar um sapato com o bico afilado pois, o bico sem afilação nenhuma não cai bem em look nenhum e desfavorece a silhueta. Como dá pra notar na foto abaixo. O look bon e o look pas bon. Nítido, não é ?  (Espero que seja.)

WrongShoes_BadLook

Prosseguindo com quais cores de calça combinar o sapato marrom e o sapato preto:

✄ Calça branca

> vá de sapato bege ou marrom para ocasiões menos formais

> ou num preto para algo mais formal

✄ Calça bege/cáqui

> para a opção mais escura, dá pra ir de sapato preto, mas a melhor e mais certeira escolha é sapato marrom.

✄ Calça marrom

> sapato marrom

✄ Calça verde musgo/exército

> sapato marrom

✄ Calça jeans

> para jeans azul claro evite o preto. Fica muito pesado e destoa demais. O jeans azul claro é bastante informal.

> para um azul médio para escuro, dá pra pra usar um marrom ou preto.

✄ Calça marinho

> sapato preto ou marrom

✄ Calça cinza

> sapato preto ou marrom

✄ Calça preta

> para um terno ou algo mais formal, sapato preto sem discussão.

> sendo algo mais casual e despojado, o marrom também entra.

✄ Calças de outras cores

> sapato marrom

E pra finalizar, observem um modelo bastante jovial e ainda assim social que é o sapato abotinado. É a aposta dos mais modernos que trabalham em ambientes mais formais para manter seu estilo sem fugir do dress code. Vale a pena investir.

esq-aldo-boot

Aguardem as próximas edições da série sobre sapatos.

Bisous et à toute.

{ Cami }