Relógio Masculino. Tem que combinar com o quê?

FIT_blog_header_new1-Relogio.jpg

Semana passada um amigo me fez essa pergunta e prometi um post dedicado ao assunto. Mas ele não foi o primeiro. Várias pessoas me abordam com dúvidas sobre essa combinação. Por isso, aqui estamos nós.

Tudo bem que hoje em dia muita gente só vê a hora no celular, mas um relógio é parte fundamental do visual masculino, já que para muitos homens pode ser o único acessório usado, por diversos motivos como, não gostar de muitos acessórios, não saber usar ou whatever. Não importa. Hoje vou falar sobre como coordenar relógio masculino pra compor um look coerente e que transmita a imagem que você deseja.  Pois pode ser, que uma certa manhã, você está prontinho pra sair, coloca seu relógio habitual e se depara com dúvidas que nunca teve, do tipo:

" Tenho que combinar isso com o cinto e o sapato? "

" Qual modelo TENHO QUE TER? "

"Qual o tamanho ideal? "

"E porque raios estou tendo essas dúvidas agora? "

Te respondo: Pq uma hora elas simplesmente aparecem. Pq você está amadurecendo seu estilo. (Amém !)


DICA PRA VOCÊ QUE NÃO TÁ COM TEMPO DE LER TUDO AGORA

Se estiver com preguiça de ler tudo, vou simplificar sua vida no quesito combinação.

Pra combinar metais, observe botões de metal ou a fivela dos sapatos ou cinto com o relógio.
Se for pra pulseira de couro, olhe para seu cinto e sapato. Preto com Preto e Marrom com Marrom.

Pra não errar, o básico e clássico é isso aí. Pra incrementar um pouco mais a vida e estilo, continue lendo.


MAS QUAL MODELO TENHO QUE TER ?

Recomendo que você tenha no mínimo dois relógios, sendo um modelo mais refinado com caixa de aço e pulseira de couro para usar em ocasiões requintadas e outro modelo casual, que pode ter pulseira de borracha desde que não seja para academia. BUT, se você só puder ter UM relógio, sugiro o de pulseira de couro, very elegant and discrete, que vai te acompanhar inclusive no dia que você tiver compromissos bem diversos.

relogio_masculino_pulseira_couro.jpeg

SEU RELÓGIO FALA SOBRE SUA PERSONALIDADE

Como os homens não usam muitos acessórios, os poucos usados dizem muito sobre sua personalidade e estilo. E o estilo do relógio transmite muito a imagem do homem que o carrega. Por exemplo, um relógio com mostradores grandes, com cronógrafos e afins, ajuda passar uma imagem ligada a virilidade, jovialidade, dinamismo e velocidade. Essas são mensagens que os homens querem passar? Sim. São, sim. Mas não a todo momento. Existem momentos, como no fechamento de um negócio ou ocasião seriona do gênero, que a melhor mensagem poderia ser solidez e confiança. E isso não se transmite de terno e um relógio esportivo.


UM RELÓGIO PRA CADA MOMENTO

Primeiro passo pra pensar qual pode ser a sua escolha é pensar NA OCASIÃO.

Como passamos a maior parte do tempo no trabalho, comecemos por aí.

Se você trabalha em um local que demanda  roupas formais, não fica bem usar um modelo esportivo com cronógrafo e pulseiras emborrachadas, por exemplo. A imagem ideal numa situação formal de trabalho é melhor atingida com um relógio mais simples, clássico, com  caixa estreita, mostrador analógico, com algarismos arábicos ou romanos com pulseira de couro ou metal e que se encaixe bem sob a manga da camisa e do paletó, aparecendo só quando se estica o braço para consulta.

O mesmo vale para festas de casamento ou comemorações especiais.

Manual-RelogioMasculino-3

No entanto, hoje em dia, muitos homens não precisam usar terno e gravata para trabalhar, o que causa ainda mais dúvidas na hora de escolher o relógio que melhor se adequa ao visual.

Esse dresscode que chamamos casual, composto por blazer e calça de alfaiataria ou jeans escuro de corte reto etc, vai bem com relógios com pulseira de metal ou outros materiais como fibra de carbono, couro, emborrachada e até colorida (se seu estilo “segurar”) , com mostradores analógicos ou digitais. O que também é válido para jantares "finos", recepções e coquetéis.

Já para ocasiões realmente informais como baladas, churrascos, reuniões informais onde se usa bermuda, jeans e camiseta, entra o conhecido modelo “cebolão”, com todas as funcionalidades que os fabricantes conseguem criar e que nem sempre sabemos usar. Anyway...

Os modelos esportivos, além da sua funções práticas nos esportes como cronômetros, contador de passada, profundidade de mergulho e sei lá mais o quê, não caberiam sob o punho da camisa e daria um peso desnecessário pra um look mais formal ou casual. 

Manual-RelogioMasculino-6

Cada modelo de relógio tem suas funções que devem ser adequadas ao momento de uso. Ninguém que estiver usando um terno vai precisar usar a função profundidade de mergulho, né ?! Então ! É + -  isso que se deve pensar pra acertar na escolha. Cada modelo tem seu momento.

Mas além dos mostradores ditarem bastante o estilo do relógio, como puderam notar, A PULSEIRA também faz parte desse conjunto e compõe o estilo da peça, sendo tão importante quanto o mostrador.

No início do post comentei que se você puder ter apenas um relógio, que seja um de pulseira de couro, o que pode ter feito os mais esportivos torcerem o nariz. Mas existem diversos tipos de pulseiras, desde as lisas pretas e marrons até as com textura de couro de animais. Passem a perceber que o couro, quando utilizado com mostradores de relógios modernos ou esportivos, ganha um tom mais casual.

As pulseiras de metal são bem versáteis e duráveis. As mais versáteis são as prateadas que não chamam tanta atenção quanto as douradas e combinam com mais peças do seu guarda-roupa. O dourado pode pesar um pouco no visual. Mas vai do seu estilo. Não é errado e nem feio se bem combinado.

Já as emborrachadas são bem esportivas e, dependendo do modelo da caixa do relógio, podem ser usadas em ambientes casuais, informais ou esportivos. Vão bem com jeans ou com o esporte que você é adepto.

E aqui vai um toque que faz a diferença na pulseira. O AJUSTE. O ideal é que a pulseira do relógio se ajuste de maneira que ele não fique muito solto e nem prenda sua circulação causando gangrena. Brincadeirinha! O a medida ideal é que se você usar o relógio o dia inteiro, que ao fim do dia sua pele não esteja marcada.

O TAMANHO DOS RELÓGIOS MASCULINOS

Um último item que você precisa prestar atenção quando escolher um relógio pra chamar de seu é O TAMANHO. Sim, existe um tamanho adequado de relógio para seu tipo físico. Se você for do tipo grande, um relógio de pulseira mais fina ou com mostrador pequeno pode parecer feminino no seu pulso.

Da mesma maneira que, se você é do tipo pequeno, não resolve compensar com um relojão que vai ficar sambando no seu pulso de tão pesado. Muitos homens escolhem o relógio e observam só a relação entre o relógio e o pulso. Tem quem reparar como ele fica no conjunto como um todo.

tumblr_m7f9vbxSAk1qb6rk6o1_1280
Relógios-Masculinos-29-353x450

Homens grandes com relógios muito pequenos ou mignons com relógios muito grandes, vão causar uma impressão de que algo não está certo. NÃO É PRA COMPENSAR! É PRA ADEQUAR A PROPORÇÃO! ESTAMOS ENTENDIDOS?

Moving on...

Manual-RelogioMasculino-2

RESUMINDO, a regra é simples:

Quanto mais colorido e com mais funções, mais esportivo é o modelo. Por serem mais chamativos, devem ser usados com cuidado em ambientes de trabalho, mesmo nos mais casuais.

Os modelos mais simples e de cores sóbrias tendem a ser mais casuais por não chamarem tanta atenção e podem ser usados por homens de qualquer idade no ambiente de trabalho menos formal.

E finalizando com 2  diquinhas extras pra quem interessar.

Para ocasiões em que o traje pedido é Black Tie ou Rigor, no caso smokings, não é necessário o uso de relógios. Mas como comentamos, vocês não tem muitas opções de acessórios e muitos usam mesmo assim. Não tem problema. Se você decidir por usar, vá com um modelo BEEEM DISCRETO, delicado, de couro, phy-no! 

E se você for o cara que vai ter um só relógio de pulseira de couro, nada te impede de trocar apenas a pulseira do relógio e diversificar sem gastar muito ;)

No mais, sem mais :D

Um abraço!

{ Cami }